Os produtos da agricultura familiar da Bahia contam com o Selo de Identificação de Produtos da Agricultura Familiar (SIPAF Bahia). A certificação, além de identificar os produtos, oferece aos consumidores a garantia de que estão adquirindo uma produção livre de agrotóxicos, que se baseia nas relações de comércio justo e solidário e do respeito à natureza e as relações sociais.

O SIPAF Bahia é concedido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e possibilita o acesso de empreendimentos da agricultura familiar e dos agricultores familiares ao mercado, de forma mais simplificada, oferecendo a oportunidade, aos consumidores, da aquisição de produtos que respeitam a sociobiodiversidade e que são típicos da Bahia.

 

Assessoramento técnico da Central da Caatinga para a obtenção do SIPAF

A Central da Caatinga possui o importante papel na agregação de valor e acesso aos mercados para diversas cooperativas e grupos produtivos da economia solidária no estado da Bahia. Garantir que os empreendimentos apoiados pela Central da Caatinga viabilizem a obtenção do Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar é fundamental importância, pois essa certificação agrega um diferencial competitivo para os produtos da agricultura familiar em um mercado consumidor cada vez mais exigente.

A inscrição dos produtos da agricultura familiar é realizada através da Superintendência de Agricultura Familiar – SUAF, e para obter o selo é imprescindível o cumprimento de algumas exigências e preencher a proposta de obtenção, na qual deverá ser prestada todas as informações sobre o empreendimento e os produtos nos quais pretende aplicar o selo.

O apoio técnico especializado da Central da Caatinga é um instrumento que promove os empreendimentos conferindo a esses a oportunidade de atingirem excelência nos seus processos de gestão e através do SIPAF de obterem uma identificação própria que valorize o modo de produção familiar. 

 

Seleção de produtos